Quem será o favorito à conquista da Libertadores 2017? Essa é uma pergunta que está nas mentes de todos os amantes do futebol na América do Sul. Quem será capaz de representar seu país com honra e levar o troféu para casa? Vamos analisar as equipes que estão disputando a competição e fazer uma projeção de quem poderá chegar à final e vencê-la.

Começando pelo Brasil, temos o Palmeiras que vem muito forte após vencer o Campeonato Brasileiro de 2016. O clube voltou a investir pesado em contratações e manteve a base do time. O técnico Eduardo Baptista tem em mãos um elenco muito equilibrado e com várias opções de jogadores de qualidade em todas as posições. A equipe mostrou um bom futebol nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista e se garantir o mesmo nível de atuação na Libertadores, é um forte candidato ao título.

Outra equipe brasileira que tem muita tradição na Libertadores é o Grêmio. O clube gaúcho mostrou nos últimos anos que tem um modelo de gestão consolidado e vem fazendo contratações pontuais para se reforçar. O técnico Renato Gaúcho, que comandou a equipe na conquista do título em 2017, já avisou que quer vencer novamente. O time tem muita qualidade técnica e joga de forma organizada e compacta.

Da Argentina, temos o River Plate, equipe tradicional na competição e que já venceu três vezes. O clube vive um momento de reformulação após a saída de jogadores importantes, mas tem na figura do técnico Marcelo Gallardo um grande trunfo. O treinador é experiente e já provou que tem capacidade de fazer uma equipe jogar bem e ser competitiva na Libertadores. O River Plate é um time que não pode ser subestimado.

Outro time argentino que sonha em conquistar a Libertadores é o Lanús. A equipe surpreendeu na última edição do Campeonato Argentino e é vista como uma das favoritas para a temporada. O clube tem um elenco muito bom e um ataque muito forte, com muitos jogadores que se destacam individualmente. O técnico Jorge Almirón também já disse que acredita no potencial do time para vencer a competição.

O Barcelona de Guayaquil, do Equador, também figura como forte candidato à conquista. A equipe tem um futebol muito ofensivo e venceu a última edição do Campeonato Equatoriano. A direção do time manteve os principais jogadores e trouxe outras peças importantes para reforçar o elenco. O técnico Guillermo Almada é muito experiente e já venceu a Libertadores com o Peñarol, do Uruguai.

Outra equipe do Equador que pode surpreender é o Emelec. O clube mostrou muita qualidade no Campeonato Equatoriano de 2016 e apresenta um futebol de muita intensidade. A equipe mantém a base do time e contará com o apoio da torcida em seus jogos em casa.

O Atlético Nacional, da Colômbia, marca forte presença na Libertadores e sempre figura entre os favoritos. A equipe enfrentou o Barcelona na última edição da competição e saiu derrotada, mas agora quer revanche. O clube tem uma torcida apaixonada e um elenco de muita qualidade, com jogadores renomados e experientes. Além disso, o time conta com o técnico Reinaldo Rueda, que já teve passagem pelo Flamengo e é muito respeitado no continente.

Por fim, temos o Botafogo. O clube carioca se classificou para a Libertadores após várias temporadas fora da competição e quer surpreender. O time tem uma defesa muito sólida e um ataque que consegue criar boas oportunidades. O técnico Jair Ventura vem fazendo um belo trabalho no clube e poderá ser uma peça fundamental para o sucesso na Libertadores.

Diante de tantas possibilidades de vencedores, é difícil apontar um favorito absoluto. Todas as equipes citadas têm capacidade técnica e tática para vencer. A competição é longa e desafiadora, mas uma coisa é certa: os amantes do futebol terão muito a assistir e torcer nesta Libertadores 2017.